Conselheiro tutelar é afastado após denúncias de assédio, importunação sexual e perseguição contra colega
03/02/2026
(Foto: Reprodução) Conselheiro é afastado após denúncias de assédio, importunação sexual e perseguição contra mulher no ambiente de trabalho
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um conselheiro tutelar no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi afastado da função após denúncias de assédio, importunação sexual e perseguição contra uma funcionária subordinada a ele. O homem também é suspeito de aproveitar a função pública para cometer crimes sexuais contra a funcionária e coagir testemunhas.
O conselheiro foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará pela suspeita de ter praticado reiteradas condutas de cunho sexual contra a mulher.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A investigação apontou que ele fazia elogios invasivos, propostas e até ato libidinoso sem o consentimento da vítima. Além disso, o conselheiro estaria perseguindo a funcionária no ambiente de trabalho.
Conforme o Ministério Público, a Justiça suspendeu imediatamente, pelo prazo de seis meses, o exercício da função pública do conselheiro. Também após a decisão judicial, ele está proibido de acessar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do município.
O denunciado também não pode se aproximar da vítima ou das testemunhas do caso nem fazer contato com eles por quaisquer meios de comunicação.
Conforme o Ministério Público, o conselheiro teria cometido crimes contra a subordinada, além de atentar contra a dignidade da administração pública e contra a confiança da sociedade em uma instituição que se destina a proteger direitos.
Saiba o que pode ser configurado como assédio sexual
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: