Chuva histórica causa estragos em Canindé e posto de saúde é interditado por risco de desabamento; vídeo
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Temporal em Canindé provoca alagamentos, desabamentos e prejuízos em prédios públicos
A maior chuva registrada na cidade de Canindé nos últimos 17 anos, de acordo com a prefeitura do município, causou estragos até no prédio da Secretaria Municipal da Saúde. A água danificou equipamentos de informática, documentos e materiais hospitalares como kits de testagem rápida.
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Outros pontos da cidade também foram atingidos, como postos de saúde, casas e uma barberia. A forte chuva também fez subir o nível do rio Canindé. Um posto de saúde da cidade está interditado por risco de desabamento.
Conforme apuração da TV Verdes Mares, até a manhã desta quinta-feira a Defesa Civil da cidade registrou três desabamentos parciais de comércios e casas (sem vítimas) e interditou seis vias.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Fortes chuvas causam alagamentos e invadem imóveis em Canindé
Cidades cearenses seguem sob aviso de chuvas intensas nesta quinta-feira (29)
Maior chuva desde 2009
Canindé fica alagada após chuva de 120 milímetros.
Reprodução/TV Verdes Mares
De acordo com a prefeitura de Canindé, a chuva que começou nesta quarta-feira (28) foi a maior registrada na região central do município desde 2009. Os dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) registraram precipitações de 120 milímetros entre 18h30 e 20h.
Já uma atualização da Funceme aponta que choveu 119,3 mm das 7h desta quarta-feira (28) até as 7h desta quinta-feira (29) no município.
Para a Funceme, "esse tipo de ocorrência é comum no período de pré-estação chuvosa no Ceará, fase marcada por episódios de instabilidade atmosférica mais frequentes". No Ceará, a estação chuvosa é de fevereiro a maio.
Ruas submersas e prédios destruídos
Fortes chuvas causam alagamentos e invadem imóveis em Canindé (CE)
Imagens recebidas pela TV Verdes Mares mostram diversas ruas submersas em meio à chuva intensa. A água invadiu o prédio da Secretaria Municipal de Saúde e lojas do centro da cidade. Em outro ponto, o teto de um supermercado da região abriu parcialmente e a água vazou para o estabelecimento.
Em outro registro, um homem que tenta atravessar o rio Canindé acabou sendo arrastado pelas águas. As testemunhas que o avistaram chamaram os bombeiros, e o homem foi resgatado pouco tempo depois nas proximidades da rua Joaquim Custódio, região central da cidade.
Novas imagens apresentam mais cenas do casos formado na região. Em uma delas, um carro tenta transitar pela rua submersa, e é quase engolido por um bueiro. Outro vídeo mostra moradores tentando retirar a água que invadia casas e comércios (assista ao vídeo do topo da matéria).
Fortes chuvas causam alagamentos e invadem imóveis em Canindé (CE)
Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: